O Instituto Fribourg - Nova Friburgo é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter cultural e educacional, beneficente e filantrópico. O Instituto se caracteriza por seu comprometimento histórico na formação social de Nova Friburgo, resultante da colonização suíça na região e pela a cooperação entre os povos dos dois países. O Instituto tem por objetivo promover a aproximação e o intercâmbio social e cultural entre Brasil e Suíça e melhorar a qualidade de vida de Nova Friburgo e da região.
Desde 1985, o Instituto Fribourg-Nova Friburgo trabalha na realização de projetos econômicos, culturais e sociais voltados para a Nova Friburgo. O primeiro grande projeto, envolvendo parceiros como as associações Fribourg-Nova Friburgo, o próprio Instituto e os governos do Brasil e da Suíça, é a construção da Queijaria Escola, em Conquista, distrito do Campo do Coelho (3° distrito), inaugurada em 1987. Dando prosseguimento à política de cooperação e investimento, vem em seguida a construção do centro cultural, anexado à queijaria em 1996, e que dá origem ao que hoje conhecemos como a Casa Suíça de Nova Friburgo.
O FUNCIONAMENTO
O conselho de administração do Instituto Fribourg-Nova Friburgo, é composto de cinco membros. Dois indicados pela Associação Fribourg-Nova Friburgo, na Suíça, dois outros pela Associação Nova Friburgo-Fribourg, no Brasil, e um quinto, que é o cônsul que estiver em exercício no Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro.
Este conselho de administração assegura o funcionamento da Casa Suíça através de uma direção composta de quatro membros: um superintendente, um diretor secretário, um diretor financeiro e um diretor adjunto.